A pressa é toda sua!

Desde que nos entendemos como sendo seres humanos, somos literalmente obrigados a seguir o que costumo chamar de cronograma social. Quando adultos, ou quando estamos nos tornando um, a pressão é de que você se forme em algo, trabalhe, tenha uma carreira ou, se case, se casar, que logo tenha filhos que irão passar pelo mesmo caminho que você.

Mas, a realidade é que cada um tem seu tempo e ninguém é obrigado a fazer tudo exatamente como a sociedade impõe. “Aos 20 e poucos esteja formado em sei lá o quê, case antes dos 30, tenha dois filhos, trabalhe até se aposentar, se conseguir se aposentar, claro…” Tenho lá, meus vinte e poucos. Estou formada sim, iniciando uma carreira de trabalho, correndo atrás das coisas que sonho. Caminhando, na medida que meus passos alcançam e não, não tenho a menor pressa. Cansei de viver em uma ansiedade doentia. Sou casada, “e poxa já fazem sete anos que estão juntos e não tiveram filhos ainda? Mas já está na hora!!”

A hora para qualquer coisa, sou eu quem decido. Cada vez mais as pessoas estão se casando mais tarde, alguns nem desejam formar uma família que não seja de um casal e seu cachorro. Muitos começam uma faculdade ou até voltam a estudar depois dos quarenta anos, enquanto outros já possuem seu próprio negócio, vivem em uma correria desenfreada e lutam por alguns minutinhos com seus pequenos. Alguns já viajaram o mundo e ainda nem tem vinte anos, outros aos sessenta mal foram a cidade vizinha.

Se por opção ou acasos, sua a vida é como é, ainda assim só depende de você. A pressa é toda sua. E isso é ser livre! Precisamos aprender que estamos caminhando em nossa própria velocidade e que não, não podemos nos comparar a ninguém. Não precisamos ter uma bela conta bancária porque a maioria dos nossos amigos já estão estabilizados na vida, não precismos casar por que todas as amigas já casaram e tem filhos. Eu li em algum lugar: “Você está onde deveria estar.”

E é exatamente isso.

Anúncios

5 comentários em “A pressa é toda sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s